domingo, 15 de março de 2009

Conheça São Luis/Patrimônio Cultural da Humanidade







Conheça São Luis, capital do Estado do Maranhão. Localiza-se na ilha homônima (Upaon-açu, antiga denominação dada pelos índios Tupinambás traduzindo "Ilha Grande"), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Uma linda cidade, fundada em 1612 pelos franceses, a única capital brasileira fundada por franceses. Tem um rico patrimônio cultural, com casarões antigos, ladeiras recheadas de lendas e mitos do folclore maranhense. Conhecida romanticamente como a Ilha dos Amores e politicamente como a Ilha rebelde.
Na cultura local, São Luís tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho. Além disso, possui o "Tambor de Crioula", o "Cacuriá", o "Tambor de Mina" (religião afro-brasileira, que tem na Casa Grande das Minas Jeje - fundada em meados do século XIX - seu mais importante terreiro, ou Querebetan). Estas manifestações acontecem no período das festas juninas.
No carnaval, a tradição de São Luís é um forte carnaval de rua. Onde os blocos populares se misturam aos brincantes e às bandinhas tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário