quarta-feira, 29 de julho de 2009

Visitando Pirapemas


Ahída Rafaela

Ahída Rafaela e Rasângela, mãe.

Com amigos no curso de informática
Curso de informática

Ahída Rafaela e Antenor Júnior, irmão

Pirapemas é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 14.405 habitantes. Foi berço do escritor Viriato Corrêa.
A palavra pirapemas é de origem indígena e significa peixe fluvial. Antigo aldeamento de índios, seu primeiro nome foi mesmo aldeia. Mais tarde, com a colonização, tornou-se fazendas e sítios onde predominavam culturas agrícolas de arroz, mandioca e algodão e criação de gado.
Foi nessa pequena cidade maranhense que nasceu Ahída Rafaela, surda com muito orgulho. Igual a maioria das cidades do estado do Maranhão, os surdos são pessoas esquecidas, excluídas e invisíveis. Para continuar seus estudos teve que deixar sua cidade, família e seus amigos, mudou-se para São Luis. Os seus estudos foram feitos em escola regular, com professores que não sabiam 'nada' de Língua Brasileira de Sinais - Libra, mas que não mediram esforços para respeitar seu direito de está na escola, como qualquer outra criança. Isso, no entanto, prejudicou muito a construção do seu conhecimento acadêmico. Hoje ela trabalha muito no sentido de minimizar toda a defasagem que se originou numa sala onde todos falavam e ela nada ouvia.
Sempre que volta para sua pequena cidade, percebo a sua angústia, a sua preocupação e a sua tristeza com os surdos que estão lá sem escola. Ela reclama, mas poucos prestam atenção. Mas ela não perde a esperança de que um dia se mude a vida em tudo e em todo lugar.
Minha homenagem a Ahída Rafaela!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário