sábado, 13 de junho de 2009

ONDE ESTÃO OS SURDOS DOS MUNICÍPIOS MARANHENSES

Temos viajado pelos municípios maranhenses e constatamos que os surdos estão excluídos do sistema educacional, consequentemente fora do mercado de trabalho. A situação é muito séria pois o MEC lançou A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, e o que observamos são pouquíssimos municípios que estão realizando algum beneficio não apenas aos surdos, mas a todos as pessoas com alguma deficiência.
No Maranhão, por exemplo, a Secretaria de Educação Especial não consegue chegar na grande maioria das cidades maranhenses. Por que será? Incompetência? Insensibilidade? Irresponsabilidade? Desconhecer a realidade desse Estado que tem 17% da população de deficientes (informação do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência/MA, baseado no censo de 2006)?
Nestas viagens encontramos professores desorientados, com alunos na inclusão, mas sem saber como atendê-los de forma digna, com qualidade. Ficam na boa vontade, no improviso. Ou informam que na turma deles tem um alunos que não acompanham as atividades, que não interagem com os coleguinha, ficam na sala apenas ocupando lugar. É terrível em pleno século XXI ainda encontrarmos situação como esta.
Apenas os municipios de São Luis, Imperatriz, Caxias, Açailândia, Pinheiro, Itapecuru e Barra do Corda, dos 217, tem uma oferta de trabalho estruturado, embora falta um acompanhamento melhor por parte da SEDUC. Em alguns outros são pessoas que resolveram abraçar a causa e se dedicam a essas pessoas.
Sempre temos a curiosidade de perguntar onde estão os surdos, a resposta é: FORA da escola, esta é a realidade. Vamos mudar essa realidade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário