quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SÃO LUÍS, bela e majestosa





São Luís nasceu diferente, majestosa Ilha dos Amores. Localizada 2 graus abaixo da linha do Equador, conta com o privilégio de ser banhada por águas de temperatura amena e aquecida pelo sol o ano todo. A Ilha de São Luís está bem no centro do extenso litoral maranhense.
São Luís Patrimônio da Humanidade
A história de São Luís começou oficialmente,em 8 de setembro de 1612, há 397 anos com os franceses, liderados por Daniel de La Touche com o objetivo de fundar a França Equinocial, chegaram aqui e se instalaram, por alguns anos nesta ilha cheia de cores, ritmos e encantos.

Canção sem rima para ilha/Poeta Maranhense, Carlos Cunha.
Sou velha e moça ao mesmo tempo,
pois nasci ontem e continuo hoje tão bela como
uma estrela. Fui descoberta por portugueses,
franceses dominaram meu coração e hoje
pertenço integralmente a brasileiros.Canhões
antigos cantam hinos de glória nas minhas praias
mescladas de cinza e azul. As minhas igrejas
entoam hosanas seculares e dos meus musgos
escorrem aleluias de um passado que será
perpétuo e que será perene. Ainda há nas minhas
ruas a musicalidade dos bondes, arrastados por
burricos sonolentos e tardos. Nas noites de lua
cheia passeiam lendas pelas minhas calçadas,
subindo e descendo as minhas ladeiras. Eu sou o
passado em harmonia com o presente. Eu sou a
tradição em luta com os costumes modernos. Eu
sou o país dos azulejos, a catedral dos vitrais, a
cidade dos sonhos, o reinado da poesia. Eu me chamo São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário