terça-feira, 8 de setembro de 2009

VIII Congresso Internacional / XIV Seminário Nacional do INES - 2009

INES: OS MÚLTIPLOS ATORES E SABERES DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
O VIII Congresso Internacional / XIV Seminário Nacional do INES é um evento de caráter técnico-científico dirigido a pessoas surdas e ouvintes, e tem como público-alvo, principalmente profissionais de nível superior, ligados ao campo da educação de surdos em trabalho de atendimento ou de pesquisa - pedagogos, professores, linguistas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais, sociólogos, entre outros.Também constituem público natural do Evento os instrutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, os gestores e técnicos da esfera educacional nos diferentes níveis de governo, os representantes de entidades de surdos e de instituições especializadas, bem como os estudantes de graduação e pós-graduação.

Investimentos:
Profissionais: R$ 120,00
Estudantes: R$ 60,00

Datas do Evento: 23, 24 e 25 de setembro de 2009
Local: Sheraton Rio Hotel & Resort
Endereço: Avenida Niemeyer 121 - Leblon / Rio de Janeiro, RJ
Telefone: +55 (21) 2274-1122
Sua presença é muito importante !

PROGRAMAÇÃO INICIAL
Eixos Temáticos
•Família, Sociedade e Escola;
•O aluno e a escola;
•Profissionais da Educação.

Sub-Temas
•Projeto Político-Pedagógico: Construindo diálogos entre os atores da escola;
•Educar para a diversidade;
•Educação Infantil: Expectativas, Desafios e Possibilidades;
•Pedagogia Visual;
•Alfabetização e Letramento;
•Implante Coclear;
•Estudos Surdos;
•Formação de Profissionais;
•LIBRAS nos Cursos de Graduação.

PALESTRANTES CONFIRMADOS
Adriana da Silva Thoma – Graduada e Especialista em Educação Especial - Educação de Surdos pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED); coordenadora do Programa Incluir da UFRGS e vice-coordenadora do Curso de Letras-Libras.
Alex Curione de Barros - Graduado em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá, professor da Disciplina de LIBRAS curricular: LIBRAS NO Ensino Fundamental e Orientador Pedagógico.
Ana Claudia Balieiro Lodi - Doutora em Lingúística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Departamento de Psicologia e Educação - da Universidade de São Paulo (USPRP). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Estudos sobre a língua brasileira de sinais (Libras), Desenvolvimento de linguagem (em Libras) por crianças Surdas, Ensino da língua portuguesa como segunda língua para Surdos e Formação de Tradutor-Intérprete de Libras-Língua Portuguesa. Organizadora dos livros: Letramento e Minorias, Leitura e escrita no contexto da diversidade e uma escola, duas línguas (no prelo)Editora Mediação.
Ana Cristina da Costa Santos - Pedagoga, Mestre em Educação pela UFF e Diretora da Escola Paulo Freire / RJ.
•Ana Cristina Guarinello – Fonoaudióloga, Doutora em Linguística. Docente da Graduação, Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.
•Aulio Ribeiro da Nóbrega – Assistente Educacional em LIBRAS DO INES.
•Bárbara Fernandes e Souza - Fonoaudióloga Especialista em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento na Infância e Adolescência (Centro Lydia Coriat), Membro da BEM VIVER - Clínica e Centro de Estudos Interdisciplinar e Terapeuta da Equipe de Implante Coclear, do Núcleo de Reabilitação Auditiva Dr Orozimbo Alves Costa Filho (Obras Sociais Irmã Dulce).
•Clarice Nunes - Doutora em Educação pela PUC/Rio, atualmente vinculada como pesquisadora no CNPq associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFF.
•Cleonice Machado de Pellegrrini - coordenadora geral da Política Pedagógica da Educação Especial / BR.
•Dra. Francisca Izabel Pereira Maciel - Profª da Faculdade de Educação da UFMG, Diretora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita – CEALE/MG
•Dra. Valeria Schmidt Goffi Gómez - Fonoaudióloga. Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela UNIFESP-EPM. Coordenadora da equipe de fonoaudiologia do grupo de Implantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Assessora Clínica da Cochlear Americas.
•Dr. Lauro Monteiro Filho – Pediatra fundador da ABRAPIA / RJ.
•Dr. Robert Erik Jonhson – PhD. em Antropologia com concentração em Lingüística pela Universidade Estadual de Washington, Formação em Psicologia pela Universidade de Stanford/USA.
•Flaviane Reis – Mestre em Educação pela UFSC, Pedagoga e Professora de LIBRAS na UFU (Minas Gerais).
•Lívia Cristina Cezar – Instrutora de LIBRAS no CEPROSOM / Limeira / SP.
•Irmã Assunção da Silva Clemente - Pedagoga e Pós-Graduada em Educação Especial, Orientação Escolar e Psicopedagogia / PR.
•José Leopoldo Vieira- Doutorando (Universidade de Évora – Portugal), Mestre em Educação Especial (UERJ), Terapeuta Pós-Graduado na Área de Movimento Humano (Boston University - EUA), Psicomotricista Relacional Didata e Analista Corporal da Relação Didata, formado por André Lapierre, Psicomotricista Titular da SBP, Vice-Presidente da SIAC América do Sul, Diretor do CIAR.
•Marcela Barros - Professora Especializada na área da Surdez – Argentina.
•Marcos Ribeiro - Sexólogo e professor, consultor em sexualidade para os Ministérios da Saúde, e Educação, Fundação Roberto Marinho, UNESCO, entre outras instituições, autor premiado pela Academia Brasileira de Letras, de livros sobre sexualidade. Coordenador geral do Centro de Orientação e Eucação Sexual (CORES), Rio de Janeiro
•Marcus Vinicius Freitas Pinheiro - Pedagogo, Pós Graduado em Administração e Planejamento da Educação – UERJ Inspetor Escolar do Municipio de Cabo Frio - RJ, Coordenador da Educação Inclusiva do Município de Rio das Ostras, Prof. Especialista da Universidade Salgado de Oliveira - Universo/SG e do Instituto Mendes de Almeida CNEC/IMA-RO
•Maria Fernanda Rezende Nunes - Psicologa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeir e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO e professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil, política pública, formação, alfabetização e currículo.
•Maribel Gárate - Ph.D. em Educação Bilíngüe para Surdos pela Universidade de Gallaudet, Mestre em Lingüística sobre a Língua Americana de Sinais Universidade d Gallaudet.
Prof. Marta Guedes - Mestrada em educação da UFRJ, atuação nas redes particular, municipal e estadual de ensino, criadora e diretora da apresentação coreográfica "A voz do morro" no Centro Coreográfico da Tijuca, com alunos da comunidade do vidigal e membro do LAPEADE (Laboratório de Pesquisa e Estudos e Apoio à Participação eà Diversidade em Educação)
•Regina Célia Ferreira – Assistente Social , Pós-Graduada em Educação Especial e Educação Inclusiva pela UNINTER e Assessora Técnica do CEPROSOM / Limeira / SP.
•Rita Thompson - Mestre em Educação / UERJ coordenadora dos cursos em Saúde Mental Infanto-Juvenil e Neuropsicologia da Santa Casa da Misericórdia RJ, docente da UNESA, UNIBMR, FAFIC e FMU, supervisora do atendimento a crianças portadoras do TDAH e TID na Santa Casa da Misericórdia – RJ.
•Roberta Savedra – Mestranda em Química Biológica pela linha de Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Colaboradora do Projeto A inclusão do surdo na sociedade atual do conhecimento científico, pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Pós-graduação em Comunicação e Imagem .Redatora do livro dos dez anos do projeto social Dançando para Não Dançar. Trabalhos sociais e culturais no ramo da educação e da democratização da informação.
Sandra Regina Leite de Campos - Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo- USP, Fonoaudióloga da Escola para Crianças Surdas Rio Branco, Professora da Universidade São Judas e Fonoaudióloga Clínica.
Tânia Mara Felipe - Doutora Sandwich na University of Rochester e em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultora para Universidades, Instituições de Ensino Superior, Ministério da Educação/SEESP, Secretarias de Educação e para a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – Feneis, ministra disciplinas em programas de pós-graduação, extensão e cursos livres.
•Vanessa Lesser – Graduada em Arquitetura,cursando Letras-LIBRAS e professorada disciplina de LIBRAS no Colégio de Aplicação do INES.
•Yrla Ribeiro de Oliveira Carneiro Silva - Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora do Curso Bilíngüe de Pedagogia do INES e integrante do GEPROD/INES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário